12 de jan. de 2009

Bicicleta movida a Bateria!

A nova bicicleta elétrica Tailwind da Schwinn usa uma bateria de íon Super Charge da Toshiba que permite que ela seja recarregada em uma tomada comum em apenas 30 minutos! Segundo a Schwinn, este tempo é 1/8 do tempo necessário para dar uma carga completa nas bicicletas elétricas da concorrência.

O motor elétrico fica na roda da frente, e a bateria Plug N’ Drive fica na roda traseira, e pode ser retirada facilmente na hora de recarregar. A Tailwind tem uma autonomia de 40 a 50 km, mas se a bateria acabar você não precisa se preocupar, porque ela também tem um câmbio Shimano Nexus com 8 marchas e pode ser pedalada como uma bicicleta comum.

O preço é US$ 3200 no exterior, saiba mais no site da Schwinn. Vale lembrar que a Schwinn infelizmente não tem representantes no Brasil.


Wilting Flower - Flor robô mede desperdício de energia


O designer Carl Smith, recém graduado pela Universidade de Loughborough, em Londres, criou um robô conceitual diferente e interessante: uma flor capaz de mudar de forma de acordo com o consumo de uma rede elétrica. O dispositivo é moldado como uma flor que dá um lembrete visível de quanta energia está sendo usada no momento.

O site Register Hardware, explica que o robô batizado de "Wilting Flower" (flor que seca, na tradução ao português) recebe informação sem fio de um transmissor acoplado à tomada. A flor robótica interpreta a informação de consumo e se adapta de acordo com o consumo, em tempo real.

Se o usuário não estiver com muitos dispositivos ligados, a flor desabrocha e mostra a cor azul em suas pétalas. Quanto mais consumo é identificado, a flor se fecha em outros três estados, sendo que no último a "planta" murcha, como se estivesse seca, acusando o consumo desenfreado.

O dispositivo, que pode elevar a consciência a respeito da economia de energia, não tem planos de fabricação anunciado até o momento.

Fonte: www.ecogeek.org/content/view/2331/79/


Veja mais: