29 de out. de 2008

O que é Permacultura - Cultura Permanente!

O que é permacultura?

A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 1970 na Austrália por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.

A palavra originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial “agricultura permanente” foi substituída por “cultura permanente”.

Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
- Bill Mollison

A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina acadêmica, sendo na prática um arcabouço de conhecimento transdiciplinar, abrangendo desde agricultura, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, etc..

A Permacultura trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno.

Simbolo da permaculturaO formato oval, do símbolo da permacultura, representa o ovo da vida; aquela quantidade de vida que não pode ser criada ou destruída, mas que é expressada e emana de todas as coisas vivas. Dentro do ovo está enrolada a serpente do arco-íris, a formadora da terra dos povos aborígines. No centro está a árvore da vida, a qual expressa os padrões gerais das formas de vida. Suas raízes estão na terra e sua copa na chuva, na luz do sol e no vento. O símbolo inteiro e o ciclo que representa, é dedicado à complexidade da vida no planeta Terra. (Extraído de “Introdução a Permacultura” de Bill Mollison)

No Brasil há Institutos e Grupos que ministram curso de Design de Sistemas Sustentáveis, bem como workshops específicos de bioconstrução, técnicas de plantio vertical, tratamento da água...

Veja alguns abaixo:

A Permacultura no Brasil

Aqui você encontra referências a grupos de pessoas, redes, comunidades e instituições que desenvolvem a Permacultura no Brasil.


Institutos de Permacultura

Redes


Veja mais: