3 de out. de 2008

Lixo dá desconto na luz - Nordeste

Esse Projeto deveria virar lei!!!!

Empresas incentivam troca de lixo por desconto na conta de luz


Empresas lucram porque índice de inadimplência tem queda.
Os consumidores recebem em bônus na conta de energia.


A luz ainda representa um dos custos mais altos para os brasileiros. Em muitos estados, as empresas de energia estão dando um incentivo que, além de garantir contas mais baratas, ainda é bom para o meio ambiente: a troca de lixo por energia.


Para o aposentado Irapuã Alcântara, por exemplo, a troca já virou uma atividade. O quintal da casa dele virou depósito de sacos plásticos, garrafas PET, jornais, latas, papelão e ferro-velho, que serão levados para um depósito da companhia de eletricidade. Quanto mais lixo Irapuã recolhe, menor é a sua conta de luz. Em junho, ele pagou R$ 29 de eletricidade e teve um desconto de quase R$ 80.

“Você já vai pela parte da consciência da ecologia. Eu acho uma excelente idéia”, comenta o aposentado Irapuã Alcântara.

Programa

A idéia nasceu em Fortaleza, com um programa de uma companhia de eletricidade que estimula os consumidores a trocarem materiais recicláveis por descontos na tarifa de luz. O programa deu certo e já chegou também em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.


Os dois lados acabam lucrando com essa iniciativa: o consumidor, porque recebe em bônus na conta de energia o equivalente ao valor desse material no mercado dos recicláveis; e a empresa, porque o furto de energia diminui e também baixa o índice da inadimplência dos consumidores.

Bônus

A empresa tem alguns pontos de coleta, em que o material trazido por consumidores é compactado e depois entregue a uma companhia que vende para reciclagem. O lucro da venda é repassado para a conta dos consumidores sob forma de bônus.

“A gente tem uma busca muito grande até da classe média, que está buscando esse projeto para poder, enfim, primeiro uma consciência ambiental que a classe média tem e, segundo, para ter um desconto na conta de energia”, afirma André Moragas, representante do departamento de relações institucionais da empresa.

Há 2,5 mil clientes cadastrados para recolher lixo no estado do Rio. O aposentado Antônio Santana aproveita sua caminhada diária e faz uma limpeza por onde passa. O meio ambiente agradece e, de lixo em lixo, ele ajuda a diminuir a conta de energia da casa de sua nora.

“Agora até a minha esposa agora cismou que tem que fazer isso também para casa”, comenta o aposentado Antônio Santana.

Fonte: G1


Veja mais: