3 de ago. de 2007

Rodrigo Viellas - Eu faço o meu. Você faz o seu?

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não sei muito bem que utilidade prática ele tem, mas serviu para me lembrar que precisamos fazer a nossa parte para degradar o meio ambiente. Aliás, meio ambiente é o meio em que vivemos.


Faz tempo que tenho consciência ecológica. Desde criança fecho a torneira na hora de escovar os dentes, ao invés de deixá-la jorrando enquanto limpo minha arcada dentária.

Nunca joguei lixo na rua e tenho raiva de quem o faz. Certa vez “devolvi” à uma dondoca uma lata de refrigerante que ela havia arremesado da janela de seu carro. Catei a latinha no chão, me dirigi à janela da patreca e lhe disse: “Bom dia! Você deixou cair isso aqui no chão. Tome mais cuidado para não perdê-la novamente”.

Bem antes dessa história de aquecimento global ser manchete diária, eu já me preocupava com danos ao nosso planeta. Por isso acho tão surpreendente que ainda hoje pessoas não façam o seu durante o dia-a-dia. Sempre que posso, vou de casa ao trabalho, pois sei que dessa maneira evito de despejar co2 na atmosfera.

Economizo ao máximo nas impressões e reutilizo as folhas já impressas como rascunho. Quando faço compras, pego o menor número possível de sacolas plásticas. Aliás, escrevi um e-mail para o mercado onde sou cliente, pedindo que eles recolham sacolas plásticas para reutilização ou reciclagem. Há uma pilha enorme delas em casa e não tenho o que fazer com tanto saco plástico. Meu próximo passo será comprar uma sacola retornável, daquelas de vovós usam em feiras, para fazer minhas compras semanais no mercado. No more sacolinhas!

Faço pequenas coisas no meu cotidiano que ajudam a preservar o meio ambiente. Sei que se mais pessoas fizessem, as mudanças, pra melhor, seriam visíveis. Eu faço o meu. E você? Faz o seu?

Fonte: ocaraestranho.wordpress.com
.........................................................................................................................................................................

Existem mais estranhos como você no mundo!
Pequenas Ações que fazem à diferença!