23 de jun. de 2008

Moto movida a Hidrogênio - iIntelligent Energy

Motocicleta movida a hidrogênio
Fabricantes pensam em equipar moto com ruído artificial de mot
A Intelligent Energy, uma empresa britânica, apresentou nesta quarta-feira em Londres o protótipo de uma motocicleta não-poluente, movida a energia elétrica produzida a partir de células de hidrogênio pressurizado.


O veículo custaria o equivalente a cerca de R$ 23 mil, emitiria apenas vapor d'água como resíduo do consumo de combustível e não faria mais barulho do que um computador.


Mas os fabricantes estão estudando a possibilidade de instalar um equipamento que imitaria o barulho de um motor convencional.

Os fabricantes afirmam que o barulho artificial de motor, que pode ser desligado, ajudará a alertar as pessoas para a aproximação do veículo.

"Cadê o vrum-vrum?"

A ausência de barulho também poderia ser um potencial obstáculo às vendas do produto.

"Eles podem adicionar o barulho que quiserem, que ainda vai faltar o vrum-vrum que motociclistas sérios procuram", disse Jeff Stone, da Federação Britânica de Motociclistas.

A motocicleta, chamada de Veículo de Emissões Neutras (ENV, em inglês), teria uma velocidade máxima de 80km/h e funcionaria continuamente durante quatro horas até que a célula de energia seja recarregada.

Harry Bradbury, diretor-executivo da empresa, disse que a célula de energia, com o tamanho de uma maleta 007, poderia eventualmente ser usada como uma fonte de energia móvel, servindo para acionar diferentes objetos.

Segundo Bradbury, a possibilidade de produzir energia móvel com hidrogênio a partir de várias fontes - inclusive vegetais como soja e cana-de-açúcar - pode beneficiar comunidades remotas ou países em desenvolvimento onde grandes redes de energia elétrica não são viáveis economicamente.

Fonte: BBC Brasil